Título original: “The Far Country”. Ano: 1954. Direção: Anthony Mann. Roteiro: Borden Chase. Elenco: James Stewart, Ruth Roman, Corinne Calvet, Walter Brennan, John McIntire, Jay C. Flippen, Harry Morgan, Steve Brodie. País: EUA. Produção: Universal International Pictures (UI), Aaron Rosenberg. Fotografia: William H. Daniels. Música: Henry Mancini, Hans J. Salter, Frank Skinner, Herman Stein.
Sinopse: Em 1896, durante a corrida do ouro no Alaska e Canadá, dois amigos (Stewart e Brennan) conduzem uma junta de gado à região, onde pretendem fazer fortuna. Porém, um corrupto e ilegítimo juiz local (McIntire) e uma bela dona de saloon (Roman) cruzam seu caminho, alterando os planos.
Até a parte final, este quarto de cinco faroestes dirigidos por Anthony Mann e estrelados por James Stewart desperta apenas curiosidade devido à faceta de anti-herói assumida pelo astro e a igualmente rara variante gélida da paisagem western. A dramática parte final da história, no entanto, amarra o destino de vários personagens, revelando a obra, em sua inteireza, como belo exemplo de apuro na construção narrativa do gênero. Particularmente emocionante é a jornada do protagonista do individualismo ao altruísmo, caminho construído com a ajuda de muitos à sua volta. Ao tilintar da amizade, ao menos neste confim do Oeste, não foram as armas que venceram a tirania, mas a irresistível solidariedade.
97 min.