Título original: “Platoon”. Ano: 1986. Direção: Oliver Stone. Roteiro: Oliver Stone. Elenco: Charlie Sheen, Tom Berenger, Willem Dafoe, Keith David, Forest Whitaker, Francesco Quinn, Kevin Dillon, John C. McGinley, Reggie Johnson, Mark Moses, Corey Glover, Johnny Depp, Chris Pedersen, Bob Orwig, Corkey Ford, David Neidorf. País: EUA, Reino Unido. Produção: Hemdale, Cinema ‘84, Arnold Kopelson. Fotografia: Robert Richardson. Música: Georges Delerue.
Sinopse: Em 1967, um jovem recruta (Sheen) chega ao Vietnã. Em poucos dias, ele percebe que pode ter cometido um terrível erro ao alistar-se voluntariamente.
Mais do que tratar da derrota militar dos EUA no Vietnã, “Platoon” é sobre a derrota moral que a precede. O quadro representado expõe a convocação maciça de jovens negros e pobres, a desorganização e a quebra de hierarquia militar e a rotina de tensão, perigo e conflitos permanentes. O resultado é a liberação da crueldade sem rédeas que culmina na repulsiva cena do ataque covarde ao vilarejo. A guerra, escancarada aqui sua total ausência de sentido, é o ambiente em que afloram os homens maus, assim como o mal que há nos homens bons. Nesse sentido, o jovem protagonista, que admira o sensato Sargento Elias (Dafoe), ao contrapor-se ao perverso Sargento Barnes (Berenger), torna-se também parecido com este. Sua jornada, impecavelmente narrada, consagrou o roteirista Oliver Stone também na direção, abrindo caminho para uma notável filmografia que seguiria cutucando as feridas abertas da América em obras como “Wall Street – Poder e Cobiça” (1987), “Nascido em 4 de Julho” (1989) e “JFK – A Pergunta que Não Quer Calar” (1991).
120 min.