Título original: “Frankenstein”. Ano: 1931. Direção: James Whale. Roteiro: Garrett Fort, Francis Edward Faragoh, Richard Schayer, John L. Balderston, Peggy Webling (peça), Mary Shelley (livro “Frankenstein”). Elenco: Boris Karloff, Colin Clive, Mae Clarke, Dwight Frye, John Boles, Edward Van Sloan, Frederick Kerr, Lionel Belmore, Marilyn Harris. País: EUA. Produção: Carl Laemmle Jr., Universal Pictures. Fotografia: Arthur Edeson. Música: Bernhard Kaun.
Sinopse: Obcecado com a ideia de criar vida artificialmente, o Dr. Henry Frankenstein (Clive), com a ajuda do corcunda Fritz (Frye), viola cemitérios em busca de corpos humanos. O cientista une os pedaços dos cadáveres a um cérebro roubado de um laboratório, dando vida à sua criatura (Karloff) com uma descarga elétrica. No entanto, as consequências se mostram desastrosas quando o monstro não se submete ao controle do seu criador.
Baseado na obra de Mary Shelley, de1818, Frankenstein foi um sucesso estrondoso na época. O filme alçou Boris Karloff ao estrelato, marcando o início da carreira do maior astro do horror. Karloff como monstro é extremamente carismático, um vilão com o qual o espectador se identifica, pois na verdade ele só quer ser deixado em paz. Juntamente com “Drácula”, também produzido por Carl Laemmle Jr. para a Universal, marcou o início da grande década do cinema de terror nos EUA, com filmes altamente influenciados pelo expressionismo alemão da década anterior. Whale dirigiria também a primeira continuação de Frankenstein, “A Noiva de Frankenstein” (1935).
70 min.