Título original: “Pit and the Pendulum”. Ano: 1961. Direção: Roger Corman. Título alternativo: “The Pit and the Pendulum”; “O Poço e o Pêndulo”. Roteiro: Richard Matheson, Edgar Allan Poe (conto “O Poço e o Pêndulo”). Elenco: Vincent Price, Basrbara Steele, John Kerr, Luana Anders, Antony Carbone. País: EUA. Produção: Alta Vista Productions, Roger Corman. Fotografia: Floyd Crosby. Música: Les Baxter.
Sinopse: Um jovem (Kerr) ouve que sua irmã (Steele) morreu e vai ao castelo na Espanha onde ela vivia. Lá, o seu cunhado, o atormentado Nicholas Medina (Price), filho de um terrível torturador da Inquisição, lhe informa que a causa da morte foi uma doença sanguínea. Mas a versão se mostra pouco crível, conforme estranhos acontecimentos ocorrem na mansão.
Vincent Price disse uma vez que as produções de Corman baseadas em Edgar Allan Poe, ainda que nem sempre fiéis aos textos originais, capturavam como nenhuma outra a atmosfera da obra do escritor. Este filme, talvez o melhor da série, é um grande exemplo disso. Do genial conto que adaptou, herdou apenas o poço, o pêndulo e as masmorras da Inquisição. No mais, é um filmaço de horror clássico, com seu castelo sinistro cheio de passagens secretas e teias de aranha, além de um engenhoso roteiro de Richard Matheson. E a fantasmagórica voz sussurrante de Barbara Steele chamando por Nicholas não saiu mais da cabeça dos fãs de terror.
80 min.